terça-feira, 12 de outubro de 2010

Na reunião de Câmara de ontem, IRS e DERRAMA com votos a favor do PSD e CDU.

PS VOTOU CONTRA

A proposta apresentada pela maioria PSD na Câmara para a taxa variável do IRS era de 5%, o valor máximo permitido por lei. A derrama foi fixada em 1,3% para empresas com mais de €150.000,00 de lucro e 1% para valor inferior.
Votei contra, tal como o vereador Jorge Agostinho, porquanto o concelho de Alcobaça precisa de atrair famílias, investimento, chamar a si empresários que vejam o concelho como oportunidade para investir. Quer o IRS quer a derrama podem ajudar, em conjunto com outros factores, a inverter o ciclo de decréscimo económico-financeiro do concelho. É simples pensar que taxas mais altas equivalem a mais receitas! Contudo, nem sempre é assim. Taxas mais baixas incentivam e podem levar, no final, a maior receita.
O concelho de Alcobaça permanece, assim, com as taxas mais altas em relação a concelhos vizinhos.
..........................................................
Retirado do jornal "i", edição on-line de 07 Janeiro de 2010

Autarquias: 66 devolvem IRS a moradores em 2010

Quer saber quais as câmaras que devolvem o IRS e quanto devolvem? Veja a lista: 
5%: Albufeira, Alvoutim, Belmonte, Gavião, Lourinhã, Manteigas, Melgaço, Mirandela, Oleiros, Ponte de Lima e Vieira do Minho.
4%: Óbidos.
3%: Almeida, Armamar, Figueira Castelo Rodrigo, Fundão, Nazaré, Penedono, Resende e Vila Flor.
2,5%: Fronteira, Góis, Miranda do Douro, Mortágua, Penacova, Penalva do Castelo, Trofa, Vila de Rei, Vila Nova de Cerveira e Vinhais.
2%: Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Cinfães, Cuba, Elvas, Fafe, Lagos, Loulé, Mealhada, Nelas, Paredes de Coura, Ponte da Barca.
1,5%: Odemira.
1%: Alcácer do Sal, Alcanena, Almeirim, Campo Maior, Cartaxo, Constância, Grândola, Leiria, Mangualde, Marinha Grande, Peniche, Ponta Delgada, S. João da Pesqueira, Sintra, Torres Novas e Torres Vedras.
0,5%: Abrantes, Aveiro, Caminha, Oeiras, Sines, Vila Nova da Barquinha e Vizela.