quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O comunicado do Presidente da Câmara e as investigações da Polícia Judiciária


Em comunicado, veio o Presidente da Câmara de Alcobaça informar que a investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária à autarquia diz respeito a factos ocorridos no anterior mandato.
Quanto ao tempo dos factos ficamos esclarecidos. Contudo, no anterior mandato, o agora Presidente de Câmara era o Presidente da Assembleia Municipal, órgão fiscalizador da Câmara Municipal. E dos três vereadores da actual maioria, dois vêm do anterior mandato!
Saberemos, quando terminarem as investigações e forem divulgadas as conclusões, o que está em causa. Para já, fica o infeliz e irónico comunicado do Presidente da Câmara que se apressou a informar do tempo respeitante aos factos. Nas entrelinhas do mesmo, fica a leitura de que se apressou, também, a sacudir a “água do capote”, atirando-a para dois vereadores da actual maioria que pertenceram ao anterior mandato. Independentemente do que vier a ser apurado e das eventuais consequências que surjam, independentemente da investigação nada concluir ou concluir pelo pior, ficou mal ao Presidente da Câmara informar apenas metade. E da metade que informou, atingiu dois (de três) dos vereadores da maioria, revelando completa ausência de solidariedade! Da outra metade que não informou, fica o esclarecimento que se impõe: o actual Presidente de Câmara era, no anterior mandato, o principal responsável pelo órgão fiscalizador da Câmara Municipal! A responsabilidade política - ou a falta dela - tem destas coisas!