A Assembleia Municipal do passado dia 26 Fevereiro teve que se "deslocar" do Auditório da Biblioteca para o Cine-Teatro. O motivo foi o número de cidadãos que quiseram marcar presença na Assembleia ante a matéria prevista na Ordem do Dia respeitante à adaptação do PDM ao PROT.
Bem claro ficou que durante 12 anos de maioria PSD, não houve trabalho consequente no PDM por forma a evitar o que agora se prevê: o chumbo da adaptação às regras do PROT com a consequência da suspensão das regras do PDM.
A intervenção dos Presidentes de Junta e de alguns deputados do PSD foi evidente no sentido de expôr o problema: como foi possível chegar aqui sem que os executivos municipais, durante três mandatos, não acautelassem os direitos e expectativas dos munícipes?
Recordo que em Maio de 2009 foi aprovado na Câmara Municipal, por unânimidade, a minuta referente ao Plano Regional de Ordenamento do Território. E tratando-se de matéria sobre a qual a Assembleia Municipal tem papel fundamental e decisivo, o voto contra na Câmara Municipal retiraria a voz aos senhores deputados e seria reveladora da falta de sentido de Estado e responsabilidade ante a aprovação unânime de Maio de 2009.